Conservação do Patrimônio, o que é? E conservação do
Patrimônio Escolar?
Este é um tema que acho interessante trabalhar com os nossos
estudantes, pois o que temos visto em nossos dias são escolas, passeios e outras
áreas públicas totalmente descuidadas ou depredadas em vista da falta de
conscientização de que esses espaços são para utilização de todos, de modo que
todos são responsáveis por seu uso consciente e sua preservação.
Para isso elaborei um projeto bem simples, mas que
acrescentado de alguns vídeos e slides se tornam bastante interessantes para
introduzir o assunto e dar início à formação consciente destes pequenos
cidadãos.
Os slides podem ser visualizados neste endereço: http://www.slideshare.net/Tremendus/projeto-conservao-do-patrimnio-escolar
CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR
Professor: Valdenir Soares
Disciplina: Ensino Religioso / Cidadania
Séries:
Período:
Ø Justificativa:
O tema é extremamente
importante, pois o que temos visto em nossos dias são escolas, passeios e outras
áreas públicas totalmente descuidadas ou depredadas em vista da falta de
conscientização de que esses espaços são para utilização de todos, de modo que
todos são responsáveis por seu uso consciente e sua preservação.
Tendo em vista o Dia Mundial do
Meio Ambiente (05 de junho), escolhi esta semana para a realização das
atividade por serem assuntos que tem afinidade e podem ser trabalhados em
conjunto.
Ø Conteúdo/Desenvolvimento:
·
Filme sobre a criação conscientizando sobre a
preservação de tudo o que existe, visto ter sido criado para que a humanidade
desfrutasse e se alegrasse;
·
Vídeo sobre cuidados com a natureza;
·
Vídeo sobre boas maneiras;
·
Impress/PPS Conservação do Patrimônio - Slides
montados com várias fotos de situações de descaso e/ou depredação.
Ø Competências/Habilidades:
·
Mostrar que a criação é boa e para o benefício
do ser humano;
·
Compreender a necessidade de conservação e
preservação da criação;
·
Desenvolver no aluno o senso de patrimônio;
·
Compreender a necessidade de conservação do
patrimônio;
·
Entender que os bens públicos/coletivos são para
benefício de todos.
Ø Metodologia
e Recursos utilizados:
·
Projeção do filme Querubim (Sunny-Side Up
Entertainment);
·
Discussão do conteúdo e seu desfecho;
·
Projeção do vídeo Lixo é no lixo (Youtube);
·
Projeção do vídeo Boas maneiras (Turma da Mônica
- Youtube);
·
Discussão dos conteúdos e sua aplicação;
·
Atividades de pintura e/ou colagem para fixação.
Ø Avaliação:
·
Questionamentos orais referentes aos temas
(exemplos práticos);
·
Participação espontânea dos alunos - perguntas
ou histórias próprias;
·
Confronto com situações reais e/ou hipotéticas;
·
Observação contínua no ambiente escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário