sábado, 19 de outubro de 2013

De que você tem fome?


"Trabalhem, não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece para a vida eterna, o qual, o Filho do homem lhes dará..." - João 6.27.

O capítulo 6 do Evangelho de João fala de três tipos de sinais miraculosos realizados por Jesus naqueles dias. A primeira citação relata as curas, que eram frequentes e atraíam multidões (vers. 2); a segunda se refere à alimentação de mais de cinco mil pessoas com apenas cinco pães e dois pequenos peixes (vers. 5-13); e a terceira descreve a travessia de praticamente todo o lago de Tiberíades (que tinha mais de 6 km de largura) andando por sobre as águas (vers. 19-21).
Todos esses sinais maravilhosos mostram quão grande é o poder de Deus que agia e age através de Jesus, mas mostram também a qual tipo de manifestação as pessoas geralmente dão maior atenção. Ao observar todo o texto vemos que apenas um desses sinais ficou em evidência aos olhos da multidão, ou seja, a satisfação das necessidades físicas e imediatas, pois eram tempos difíceis e a expectativa daquelas pessoas era a respeito da vinda de um rei que deveria resolver prioritariamente as questões sociais, dentre elas a provisão de alimento para todos.
Esse estreitamento absurdo de visão a respeito do ministério do Messias foi motivo de uma dura e merecida repreensão por parte de Jesus. As palavras citadas acima foram ditas à multidão que o procurou no dia seguinte ao milagre dos pães e dos peixes, porque muitos buscam em Jesus apenas o suprimento material. Ele, entretanto, diz para não trabalharem apenas por esse tipo de suprimento. Em outras palavras Jesus está dizendo a você que não use o seu tempo, o tempo que Deus te dá nessa vida, apenas para reter coisas materiais, coisas que se estragam. Antes, use o seu tempo, forças e energias para construir não um relacionamento interesseiro, mas um relacionamento verdadeiro, prazeroso e permanente com as coisas de Deus, com o Reino de Deus e com o próprio Deus. Se você se ocupa apenas com o que se desgasta jamais vai se fartar e ter plena satisfação, pois logo a fome e as “necessidades” estarão gritando novamente! (Eclesiastes 5.10).
O que Jesus disse a eles - e a nós - é que os sinais e demonstrações do poder de Deus devem alimentar e preencher espiritualmente. Que precisamos tirar lições espirituais do poderoso agir de Deus, e não apenas encher estômagos, despensas e contas bancárias, afinal ele alimenta as aves todos os dias e “vocês valem mais do que os passarinhos” (Mateus 6.26). Ele disse que você não deve se contentar apenas em comer e se entusiasmar com aquele que deu comida, mas ver neste milagre a provisão para a vida eterna. E o que se leva para a vida eterna é o encher-se de Deus, da satisfação em Deus, da vida plena de Deus. Aliás, isso fica ainda mais patente no versículo 48 onde Jesus diz claramente “Eu sou o pão da vida”; ele é o alimento para a eternidade. Porém, da mesma forma que para se alimentar é preciso apropriar-se do alimento, para ser alimentado por Jesus é preciso apropriar-se dele, o pão enviado por Deus (vers. 51).
A atitude de Jesus em não ser um rei apenas para suprir necessidades materiais deve ter frustrado a muitos. Ainda hoje as pessoas se frustram quando seus desejos não são atendidos, pois muitos conhecem Jesus apenas como um garçom, com uma grande bandeja cheia de coisas boas onde se servem sem nenhum compromisso.
Quiseram tomar Jesus à força e proclamá-lo rei apenas porque lhes havia dado comida (vers. 15). Onde ou em que áreas da sua vida você tem feito Jesus rei e, ali, restringido o seu agir? Afinal, por qual alimento você tem trabalhado? De que você tem fome? Saiba que qualquer coisa que você obtiver satisfará apenas a sua necessidade física, mas apenas Jesus, o pão dado por Deus, satisfará a sua fome de Deus e das coisas espirituais. Portanto, busque a Deus por ele mesmo, para ter salvação, paz, segurança, alegria, e não pelo que ele pode dar. Busque a Deus para adorá-lo, honrá-lo, ter comunhão com ele, ter satisfação nele, para ser cheio dele e da sua graça. Enfim, busque ao Senhor para ter a sua fome espiritual satisfeita.

Valdenir Soares - Teólogo e Professor

Um comentário:

  1. Uma Bênção tio, que o Senhor continue te usando abundantemente...bjoss

    ResponderExcluir